Páginas

domingo, 22 de agosto de 2010

A Primeira República sob a ótica das charges

Sempre gostei muito de ler charges nos jornais. Elas geralmente sintetizam elementos que gosto bastante de encontrar em narrativas: percepção crítica do comportamento humano e das estruturas políticas e econômicas da sociedade, bom humor, criatividade, inteligência e combinação de diferentes linguagens como a escrita e desenho.

As primeiras charges e caricaturas publicadas pela imprensa brasileira datam do período Imperial em meados do século XIX. Desde então, cartunistas como os pioneiros Ângelo Agostini, Pereira Neto, J. Carlos, K. Lixto, Storni e outros teceram diversas sátiras sociais e políticas por meio de seus traços.

Ao analisar as charges e caricaturas que circularam durante a República Velha, por exemplo, nos deparamos com sátiras sobre as disputas entre os grupos políticos da época, o coronelismo, as fraudes eleitorais, a política do café-com-leite e os conflitos sociais ocorridos no campo e nas cidades. Será que vocês conseguem analisar algumas das charges a seguir? Bons estudos!


Storni. Careta, ano 18, nº 897, 29/08/1925 BN

Storni. Careta, ano 20, nº 974, 19/02/1927 BN


OBS: Não consegui encontrar o autor da charge acima.

Pereira Neto. Revista Illustrada, ano 22, nº 728, 02/1897

Leônidas. O Malho, 29/10/1904, Biblioteca Mário de Andrade

Belmonte. Década de 1920


Um comentário:

  1. O TRABALHO COM IMAGENS SEMPRE SE MOSTRA MUITO IMPORTANTE NO AUXÍLIO PARA A APRENDIZAGEM DOS NOSSOS ALUNOS. UM ABRAÇO. PROFº CLAUDIO APOLINÁRIO

    ResponderExcluir